segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Itapiranga

Em tempo de pré Oktoberfest lembrei de uma cidade tão alemã quanto a nossa popular Blumenau, que também realiza sua Oktober. Itapiranga é tão encantadora quanto a germânica cidade do Vale do Itajaí.

Há quem diga que Itapiranga está localizada no fim do Estado, mas para quem olha o mapa do Oeste para o Litoral é bem o contrário. Itapiranga é o comecinho, a pontinha de Santa Catarina, bem na divisa com o Rio Grande do Sul e a Argentina no extremo oeste catarinense. São 870 km de Florianópolis. Itapiranga também é conhecida por outra peculiaridade: a colonização alemã, que faz a população da cidade triplicar por conta da Oktoberfest, no mês de outubro. Este ano, a Oktoberfest já está na sua trigésima edição e acontecerá de 11 a 26 de outubro.

A cidade fica próxima a Iporã do Oeste, Mondaí, Descanso, São Miguel do Oeste, Barra do Guarita no Rio Grande do Sul e Distrito de Missiones na Argentina. O que separa é os dois países e Santa Catarina do Rio Grande do Sul é o Rio Uruguai. São quase 14 mil habitantes.

Sua principal atividade é a agropecuária, com destaque para o cultivo de milho, fumo e feijão, além da criação de aves, suínos e gado de leite. A diversificação econômica se firma com a instalação de indústrias e a exploração do turismo por conta da cultura alemã, além da prestação de serviços e o comércio local.

Fiquei encantada com várias coisas na cidade. O capricho típico do povo alemão faz com que o município tenha ruas extremamente limpas e canteiros milimetricamente podados. O Rio Uruguai corta a cidade e deixou, no dia que estive lá, uma névoa que deu um charme ainda maior a Itapiranga. A arquitetura traz traços do estilo enchaimel e a religiosidade é marcante na cidade.

Itapiranga nasceu da idéia dos dirigentes da Sociedade União Popular, do Rio Grande do Sul, de criar um núcleo de colonização para germânicos católicos na década de 1920. Depois de percorrer 150 km em embarcações rústicas, navegando pelos rios da Várzea e Uruguai, os desbravadores, chefiados pelo missionário padre Max Von Lassberg, chegaram a Porto Novo, que em 10 de abril de 1926 se transformaria em Itapiranga – “pedra vermelha” em tupi-guarani. (Com informações do site
www.sc.gov.br )

Dica: o café da manhã com waffles e melado é fantástico!

Nenhum comentário: